27
abr
2019

Confie em mim - Harlan Coben | Dica Literária




    Mais um livro do meu autor favorito (?)

  Eu tenho poucas coisas "favoritas", mas Harlan Coben é um autor que eu gosto muito. É aquela certeza de um bom livro, uma zona de conforto, sabe ?  

  Livros da autora Aghata Christie também são assim, mas de forma diferente.

  Os livros que li do autor tem aquele mistério em que ficamos perdidos até as últimas páginas e a trama é tão intrincada que dá um nó na cabeça, mas ainda tem aquilo de pé no chao, eu acho! =)

  Ah!! e posso estender isso agora para séries também. Recentemente saiu na "locadora vermelha" a série "Safe", produzida pelo autor e é ótima. Nota 10!

  O livro desta vez foi "Confie em mim", que narra os acontecimentos de várias famílias com filhos, mas se concentra, e normalmente acompanhamos o garoto Adam e seu pai, o Dr. Mike Baye.

  A história começa logo após o suposto suicídio do melhor amigo de Adam, Spencer. O garoto, que já era um tanto afastado dos pais, acaba se tornando mais recluso, então seus pais decidem por espioná-lo virtualmente através de um programa de computador. Este é o ponto de partida.

  A contra capa já menciona e questiona o leitor sobre "até onde você iria por sua família?" e é bem isso, mas há níveis para esta pergunta.

  Imagino que quem tenha filho vá a extremos para protege-los, não?
  Mas e quando a situação é, a princípio, menos urgente ?
  Dá pra considerar, por exemplo, invasão de privacidade ou querer controlar todos os aspectos?

   Qual será a linha entre o cuidado/zelo e a violação?

  Sugestão.
  Há um episódio de Black Mirror chamado "Arkangel" que extrapola bem isso.



✰✰✰✰✰

Título original: HOLD Tight
Título em português: Confie em mim
Autora: 
Harlan Coben
Gênero: Policial
Editora: Record
Páginas: 320
26
abr
2019

Você também pode ter a sua manopla do infinito!

Bom, não a manopla de verdade, mas terá a sensação de fazer as coisas sumirem num estalar de dedos...





É que o querido Google resolveu comemorar a estreia do filme 
Vingadores: Ultimato de um jeito muito legal!
Se você pesquisar por ''Thanos'' na ferramenta de busca, você poderá estalar os dedos da manopla do infinito e ver  metade dos resultados da sua pesquisa desaparecer, assim como no filme Guerra Infinita.




É só clicar na manopla que estará do lado direito da página, indicada com o circulo vermelho!

Aproveite a brincadeira pois não sabemos quando vai sair do ar...
E sobre o filme, NO SPOILERS!
23
abr
2019

Dia Mundial do Livro

Hoje, dia 23 de Abril é comemorado o dia mundial do livro!




   Vou aproveitar a data para enaltecer nossos autores nacionais e relembrar alguns livros nacionais que já passaram pelo blog!










Origem do Dia Mundial do Livro

A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.
O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.
23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

A data comemorativa do Dia Mundial do Livro foi criada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o intuito de promover o incentivo a leitura, principalmente para os jovens.
Que tal você indicar um livro nacional para a galera que visita o blog?!
Comenta aqui. :D
18
abr
2019

Dia Nacional do Livro Infantil e Monteiro Lobato + ''A festa no céu''

Você sabia que no dia de hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil?

O dia 18 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do Livro Infantil e foi instituído em 2002, e é uma homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

Você consegue lembrar qual foi a primeira leitura que você fez quando era criança?

Não lembro a primeira história que li, mas lembro de um livro divertido que li quando era criança.


O livro é ''A festa no céu'' da autora Angela Lago.


RESUMO

Em uma certa noite iria acontecer uma festa no céu. Todos os bichos com asas iriam e os sem asas não iriam, por questões lógicas, não poderiam chegar lá no alto...

 Mas a tartaruga decidiu ir e todos os bichos com asas começaram a caçoar dela, mas ela ignorou e começou a procurar um jeito de ir á festa.

Então, ela se escondeu no violão do urubu-rei e ele nem percebeu que a tartaruga estava lá.    

Chegando no céu, a tartaruga saiu de seu esconderijo para curtir a festa e os pássaros ficaram surpreendidos com a presença dela que falou que tinha ido voando.


Ela se divertiu muito e na hora de voltar se escondeu novamente no violão do urubu.

Enquanto o urubu-rei voltava para sua casa ele começou a assobiar e empolgada a tartaruga começou a assobiar também. O urubu-rei notou e virou seu violão e a tartaruga caiu do céu... seu casco se partiu em milhares de pedaços e os bichos a ajudaram e colaram de volta seu casco, pedaço por pedaço. 

E é por isso que as tartarugas tem esses lindos cascos remendados.





Biografia de Monteiro Lobato

José Renato Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social.Como escritor literário, Lobato destacou-se no gênero "conto". O universo retratado, em geral são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, quando da crise do plantio do café. Em seu livro "Urupês", que foi sua estreia na literatura, Lobato criou a figura do "Jeca Tatu", símbolo do caipira brasileiro. As histórias do "Sítio do Pica-pau Amarelo", e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó e tantos outros, misturam a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível.

Fonte: ebiografia
09
abr
2019

Dia Nacional da Biblioteca

  

Hoje, dia 09 de Abril é comemorado o dia nacional da biblioteca.
Veja abaixo a origem da data e a história da 
quarta biblioteca mais bonita do mundo(Eleita em 2014) que fica no Centro do Rio de Janeiro na rua Luís de Camões, número 30.

Fiz uma visita ano passado e posso dizer que vale muito a pena.
Tem literalmente cheiro de história!


O Real Gabinete em 1887, ano da conclusão do edifício.

Origem do Dia Nacional da Biblioteca

No Brasil, esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos 
Instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, o dia nacional da Biblioteca surgiu em em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro.




Real Gabinete Português de leitura


  O Real Gabinete funciona como centro de estudos e um polo de pesquisas literárias, dirigido e frequentado por professores universitários.

  É uma biblioteca pública que está aberta ao público em geral desde 1900.
E vale a pena a visita, viu?!
Tem muita história vivida ali! 
As fotos(não tão boas!) não transmitem nem 10% de como é lindo lá dentro! 


  📚A sede foi inaugurada em 1887 pela Princesa Isabel e tem um acervo de aproximadamente 350.000 volumes, com milhares de obras raras. Dentre elas, um exemplar de 1572 de "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões.



Fonte: realgabinete.com.br
06
abr
2019

O inimigo secreto - Agatha Christie | Dica literária

SEM SPOILERS



  Maio de 1915, o transatlântico britânico Lusitânia que deu sua partida dos Estados Unidos, sofreu um naufrágio próximo a Irlanda em meio a primeira guerra mundial.
  Em meio ao desespero dos passageiros, a tripulação começou a colocar mulheres e crianças em seus botes salva-vidas. 

  Uma jovem americana é convencida por um homem a levar consigo documentos importantes para os ingleses e seus aliados na guerra. Apesar dos riscos narrados pelo homem misterioso, a jovem aceita levar os documentos e sobe no bote em busca de salvação.

  Tempos depois, temos o reencontro dos amigos ingleses Tommy (Thomas Beresford) e Tuppence (Prudence Cowley). Depois de uma longa conversa e com o papo em dia, os amigos começam a conversar sobre o futuro. Ambos desempregados, após serem voluntários na guerra e sem dinheiro eles começam a pensar em formas de conseguir se estabilizar financeiramente.

Tenho pensando em todos os meios possíveis de se conseguir dinheiro, Tommy. E cheguei á conclusão de que só existem três formas: herdar, casar ou ganhar.Pág.13

Tommy e Tuppence decidem criar a empresa Jovens Aventureiros Ltda para fazer serviços ''sujos'' em troca de dinheiro. Antes da veiculação do anuncio que eles encomendaram para ser publicado no jornal aparece o primeiro caso.

  Os dois 'viram'' detetives e começam uma aventura para descobrir o paradeiro de Jane Finn, a moça americana que ficou com documentos importantes para o governo inglês antes do naufrágio do navio Lusitânia. 

Tommy e Tuppence precisam correr para descobrir se a moça está viva e o que ela fez com os tais documentos. Eles não são os únicos atrás de Jane Finn.

SOBRE O LIVRO

  O livro foi publicado originalmente em 1922. Em O inimigo secreto somos apresentados aos jovens Tommy e Tuppence, personagens que viram detetives e aparecem em mais quatro histórias da Rainha do crime.

  Agatha descreve Tommy como agradavelmente feio, mas inequivocamente um cavalheiro, é considerado lento o que é o contraponto perfeito à impetuosidade de Tuppence.
  Depois de ter lido uma investigação com a Miss Marple, fiquei surpresa com a narrativa mais dinâmica e com mais ação, afinal os detetives são jovens e podem literalmente correr atrás do criminoso. Com alguns clichês(Quem nunca, né?!), mas divertido.

  Como em todas as suas histórias, Agatha nos coloca em duvida quanto a identidade do verdadeiro criminoso. E nesse livro não foi diferente. 

  O livro conta um pouco sobre o naufrágio do transatlântico britânico Lusitânia que realmente aconteceu em maio de 1915, no meio da primeira guerra mundial(1914-1918).

Na histórias, os tais documentos que a jovem americana Jane Finn recebe antes do naufrágio são de viés politico e o governo inglês precisa acha-los antes que sejam encontrados e divulgados pelos governos 'inimigos'.

A história com Tommy e Tuppence é mais dinâmica e as investigações correm de um jeito diferente das histórias em que os personagens mais conhecidos da autora, Miss Marple ou Hercule Poirot protagonizam.

O livro traz uma divertida aventura de espionagem com personagens misteriosos, coincidências favoráveis e alguns clichês divertidos do gênero.



✰✰✰✰

Título original: The secret adversary
Título em português: O inimigo secreto
Autora: Agatha Christie
Licença editorial: Circulo do livro
Editora: Record
Páginas: 265

Leia também:
© Apartamento 2204 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.