Choque - Robin Cook | Resenha





Este é segundo livro que li do autor Robin Cook. O primeiro foi Toxina

Robin Cook, para os desavisados, é médico e ainda atua como médico. É formado na faculdade de Columbia, concluiu o doutorado por Harvard e é considerado o "pai" do gênero literário "médico" .  
Até onde sei, todos os seus livros abordam de alguma forma este tema e particularmente ele mistura muito com fantasia. Bem próprio de quem conhece o ambiente e consegue imaginar as possíveis falhas e desvios  éticos, por assim dizer.

Justamente por criar e escrever apenas sobre um tema, o autor torna-se bem particular e acaba dividindo opiniões. Há quem não goste quando o autor só escreve um tema (veja no final do post uma curiosidade sobre isso).

Eu particularmente gosto de ler Harlan Coben e saber que vou ver um mistério que vai me deixar completamente confuso, assim como gosto de ler Robin Cook e saber que vou ler uma fantasia médica. Na minha concepção, quanto mais se aprofunda em um tema, melhor a desenvoltura.

Considero o autor muito bom justamente pelo conhecimento na área médica. Apesar de ser uma fantasia, o enredo faz tanto sentido, é tão fácil de imaginar acontecendo, que é difícil lembrar que é justamente uma fantasia.

O livro Choque, considero mais leve que Toxina. Este sim é um soco no estômago.


Vamos ao livro

Acompanhamos Deborah e Joanna. São duas colegas de quarto, que cursam doutorado e acabam se submetendo a uma "doação remunerada" de óvulos para que pudessem comprar um apartamento e terminar suas respectivas teses na Europa.

Quando retornam do velho continente, após um ano e meio da doação, ficam curiosas para saber se alguma criança nasceu de seus óvulos e ai que começa a jornada .

Acontece que as meninas, obviamente, descobrem MUITO mais do que planejavam e situações muito sombrias acontecem.

O  livro nos poupa de uma explicação muito desnecessária sobre óvulos e clonagem, além de dar o tom da estória logo nas primeiras páginas.

O leitor precisa ter algum nível de desprendimento, é claro. Algumas atitudes das meninas são um pouco descabidas  e desproporcionais, eu acho, mas nada que afete todo o livro.




Stephen King brincou com este "problema" do escritor ficar preso a um tema a vida toda. Escreveu o livro Misery, onde brinca e apresenta o protagonista Paul Sheldon e tenho certeza que qualquer semelhança com o autor Sidney Sheldon é mera coincidência ... rsrs


MINHA NOTA:3,5 de 5



Autora: Robin Cook
Editora: Record
Ano de publicação: 2002
Nº de páginas: 446



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Apartamento 2204 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.