27
jun
2017

O CAVALEIRO DA MORTE - SÉRIE CRÔNICAS SAXÔNICAS - LIVRO 2




SINOPSE


"Uhtred é um saxão cuja herança foi usurpada. Está à deriva num mundo de fogo e traições e precisa fazer uma escolha: lutar pelos vikings, que o criaram, ou por Alfredo, rei dos saxões, que o odeia.


São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, e encontrarem mais apoio.



Ao reunir o Grande Exército, os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex. Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, onde o último exército saxão lutará pela existência da Inglaterra."



By Skoob




RESENHA

          O cavaleiro da morte continua a narrativa de Uhtred após se provar um verdadeiro guerreiro e derrotar Ubba e suas tropas em batalha.

          A comemoração de Uhred por este feito - escolher voltar para Mildrith e não ir direto à Alfredo, levando consigo o machado de Ubba e as boas novas - é o que desencadeia boa parte dos acontecimentos deste livro.

          Acompanhamos Uhtred ir da glória à humilhação, toda sua dúvida sobre ser saxão ou dinamarquês, as decisões que precisa tomar para com a corrupção em suas terras e o desgaste de sua relação com Mildrith. Além de vermos como, com ajuda de Leofric, recorre à saques para sanar as dívidas contraídas com o casamento.

          Vemos também as consequências destes atos e como os dinamarqueses quase tomam completamente Wessex. Nesta aventura dentro da estória ele também conhece Svein e Iseult. Outros dois personagens importantes sobre os quais não me aprofundarei.

          Boa parte do livro, e acredito que os demais também, nos apresenta a relação conturbada entre Uhtred e Alfredo, o rei. Uhtred está preso ao rei por juramentos e vemos como as personalidades de ambos são quase opostos e como se complementam e precisam uma da outra em um momento crucial.

MINHA OPINIÃO

          Fiz uma resenha bem superficial, pois este segundo volume é tão rápido de ler quanto o primeiro. Tudo é relevante e é difícil dar mais detalhes sem dar spoilers do livro.

          Foi o segundo livro do Bernard Cornwell que devorei. O ue me deixa bem chateado, pois li no kindle Unlimited e apenas os dois primeiros estão disponíveis. Não sei quando poderei ler os demais.

          Eu sou muito suspeito para falar deste livro, bem como de toda a obra (mesmo sem ler), pois como eu havia lido, ADORO estas estórias medievais.

          A narrativa das histórias continua ótima em sua simplicidade e as batalhas envolventes demais. Você imerge na estória e a devora.

          Vou deixar o link do JovemNerd com o Nerdcast sobre Vikings abaixo. Eles falam um pouco das crônicas saxônicas, mas abrangem o período.





MINHA NOTA: 5 de 5




Autor (a): Bernard Cornwell
Editora: RECORD
Ano de edição: 2014
Número de páginas: 387

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Apartamento 2204 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.