31
out
2019

05 filmes na NetFlix para assistir no Dia das Bruxas | Filmes 👻


Eu sei. Aqui no Brasil não temos a tradição de comemorar o Halloween, mas que tal aproveitar o final de semana para reunir a família e os amigos para uma sessão com filmes de terror?!

Você pode assistir sozinha(o) também, pois listei filmes para todas as idades e sustos. Fiz uma lista bem light. Os filmes estão disponíveis na NetFlix*


Abracadabra 

 O filme que completou 25 anos em 2018 era figurinha repetida na ''Sessão da tarde''.
 Em 1693, na cidade de Salem, três irmãs bruxas chamadas Winifred "Winnie", Mary e Sarah Sanderson  são julgadas por feitiçaria e sentenciadas à morte por enforcamento. Contudo, antes do cadafalso ser aberto, Winifred lança uma maldição que as elevaria dentre os mortos, quando alguém virgem acendesse a vela da chama negra na noite de todos os santos.

 Trezentos anos depois, em 1993, o adolescente Max Dennison se muda de Los Angeles para Salém junto de seus pais e sua irmã mais nova, Dani. Max se apaixona por Allisson, uma jovem que possui grande conhecimento sobre a história das irmãs Sanderson. Na noite do dia das bruxas, Max, Allisson e Dani resolvem invadir a antiga casa das irmãs. Max acaba acendendo a vela da chama negra fazendo com que as bruxas voltem da morte. E aí a aventura começa. 

 O filme tem indicação livre e é uma comédia aterrorizante, digamos assim. Apesar das bruxarias não tem como não se divertir com as irmãs Sanderson atrás da beleza e juventude eterna.

Duração: 1h e 36 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre


Hotel Transilvânia

 O Hotel Transilvânia é um resort cinco estrelas que serve de refúgio para que os monstros possam descansar do árduo trabalho de perseguir e assustar os humanos. O local é comandado pelo Conde Drácula, que resolve convidar os amigos para comemorar o 118o. aniversário de sua filha, Mavis. O que ele não esperava era que Jonathan, um humano sem noção, fosse aparecer no local justo quando o hotel está repleto de convidados e, ainda por cima, se apaixonasse por Mavis

Duração: 1h e 31 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre



Convenção das Bruxas

Após a morte do pai, Luke , 10 anos, é levado por sua avó para um hotel na Inglaterra. Lá o garoto descobre que um grupo de bruxas está fazendo uma convenção e que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos. Descoberto, ele acaba virando um roedor junto com outro garoto, mas não desiste de parar o plano da senhorita Eva Ernst, a líder da convenção das bruxas.

Só eu tinha medo da cena em que as bruxas tiravam seus disfarces?!

Duração: 1h e 31 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: +10




Gasparzinho, O Fantasminha Camarada

 Um "terapeuta de fantasmas" chega em uma sombria mansão acompanhado de sua filha. Ele foi contratado por uma milionária, que pretende exorcizar os fantasmas do local para assim poder obter um tesouro escondido no casarão. Mas os fantasmas não querem a presença de "humanos", com exceção de um bom fantasma, que deseja fazer um amigo


Duração: 1h e 40 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre





A casa mostro

 DJ Walters  é um garoto de 12 anos que acredita que há algo de estranho na casa do velho Nebbercracker , localizada do outro lado da rua. Tudo que passa perto da casa simplesmente desaparece, incluindo triciclos, brinquedos e animais de estimação. 



 Na véspera do Dia das Bruxas, DJ e seu amigo Chowder  deixam que a bola de basquete com a qual estão jogando caia no terreno de Nebbercracker, sumindo misteriosamente. Logo em seguida a casa tenta devorar Jenny , uma amiga de ambos, que é salva do ataque. Eles tentam avisar a todos do perigo que é a casa, mas ninguém acredita neles.

Duração: 1h e 30 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre


Gostaram das indicações? 👻
Coloquem aqui nos comentários mais filmes para assistirmos.




*P.s: Os filmes indicados estão disponíveis na data da postagem.
Após a data, é necessário confirmar se ainda estão no catalogo.

P.s 2: Existe uma classificação etária para cada filme, mas para os papais e mamães que acharem que os filmes sugeridos são muito ''pesados'' para os filhos pequenos, tem muitos outros filmes e animações disponíveis pra escolher. 

31
out
2019

Halloween - Origem do dia das Bruxas | Curiosidades

  O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween.

   Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.
   Mas sua origem pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular e com os Estados Unidos.
  Foi há cerca de uns 2000 anos atrás que o povo celta de França e das Ilhas Britânicas começou com a tradição do Halloween.
Para esses povos o último dia de Outubro era comemorado como o feriado de Samhain, pois era considerado como o último dia de Verão e o início do Ano Novo Céltico.
Essa comemoração celebrava também outros aspectos da sociedade de então, tais como o final da última colheita do ano, o início do armazenamento de alimentos para o inverno, o retorno dos rebanhos dos pastos e o período de renovação das suas leis. Esse feriado era também conhecido como La Samon e como Festa do Sol.
Curiosamente o nome que perdurou até hoje foi o nome usado pelos escoceses, ou seja, Hallowe’en.
A principal lenda celta ligada a esta festividade, relatava que naquele dia todos os espíritos das pessoas que haviam morrido durante esse ano, voltariam em busca de corpos vivos para os possuírem e assim viverem no ano seguinte.
Esta crença tinha por base o facto do povo celta acreditar em todas as leis de espaço e tempo, pelo que achavam que era permitido que os mundos dos vivos e dos mortos se misturassem um com o outro, até porque, para eles, era considerada como a única forma de existência de vida após a morte.
Mas, como é natural, os vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos e assim, quando chegava a noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e as fogueiras das suas casa para que elas se tornassem frias e desconfortáveis e vestiam fantasias para de seguida desfilarem de forma ruidosa pelas ruas, sendo tão destrutivos quanto possível, com o único intuito de assustarem os espíritos que buscavam corpos para possuir.
O povo romano chegou a adotar esta prática celta, mas cerca de um século depois de Cristo acabaram por a abandonar.
A designação de “Dia das Bruxas” nasceu nos Estados Unidos, quando em 1840 os costumes do Halloween foram para lá levados pelos emigrantes irlandeses.
A engraçada brincadeira de “doces ou travessuras” foi adaptada de um costume europeu do século IX, chamado de “souling” (almejar).

 Os cristãos tinham o hábito de, no feriado religioso de 2 de novembro, conhecido como o Dia de Todos os Santos ou Dia das Almas, andarem de terra em terra a pedir “soul cakes”, (bolos de alma), que nada mais eram que pequenos quadrados de pão com groselha. E para cada bolo de alma oferecido, a pessoa que o recebia rezava uma oração por um familiar morto do doador. E porque se fazia isto? Porque se acreditava que com esta prática as almas que ainda permaneciam no limbo eram ajudadas a ir para o céu.
 Um dos outros hábitos do Halloween e provavelmente o seu maior símbolo actual, é a abóbora com uma vela acesa no seu interior. Acredita-se que esta imagem teve origem no folclore irlandês e na história de Jack-O’-Lantern, embora na história original se usem nabos e não abóboras.
 Também não há Halloween sem referência às bruxas. A sua relação com ele é fortíssima. Reza a lenda que as bruxas tinham duas reuniões festivas anuais: a primeira no dia 30 de Abril e a segunda no dia 31 de Outubro.
 Chegavam ao local da festa em vassouras voadoras, transformavam-se em outros seres e atiravam feitiços e maldições às pessoas. Tudo isto causava um alvoroço enorme.
 Era comum acreditar que quem quisesse ter contacto com uma bruxa deveria vestir a roupa do avesso e caminhar de costas durante a noite de Halloween. Se cumprisse com isso, quando chegasse a meia-noite apareceria uma bruxa.
 Hoje em dia são as crianças e adolescentes quem mais usufrui do Halloween. Com a ajuda dos pais e amigos, vestem fantasias mais ou menos assustadoras e andam de porta em porta na vizinhança a exclamar a célebre frase “doçura ou travessura”. E lá terminam a noite de 31 de Outubro com sacos e cestas recheadas de chocolates e outras guloseimas.

29
out
2019

Dia Nacional do Livro | Curiosidades


Hoje celebramos uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro!
    O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas.
    Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.
    No Brasil ainda se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.

Origem do Dia Nacional do Livro

    O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).
    Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.
   
Importância da leitura
    Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual.
    Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.
Por isso estamos aqui! Para incentivar cada vez mais pessoas a embarcarem no nosso mundo literário!

15
out
2019

Dia do professor


Hoje, dia 15 de Outubro é o dia do nosso querido mestre, o professor!


Origem da data

 No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, data em que D. Pedro I instituiu a criação das Escolas de Primeiras Letras nos principais povoados do Brasil, em 1827.

 Essa lei decretava que todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
 A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
 O Decreto define a razão do feriado:
Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias❞.

 O Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro, estabelecido pela UNESCO.

Parabéns a todos que lutam pela educação do nosso país!

10
out
2019

Éramos seis - Maria José Dupré | Baú de livros

POSSÍVEIS SPOILERS

 Estreou na última segunda-feira de Setembro, dia 30, a nova novela das seis da rede Globo, ''Éramos seis''.

 Faz tempo que não assisto tv, mas quando vi a chamada lembrei da versão que assisti no SBT e é claro do livro que faz parte da tão saudosa Série Vaga-Lume.

 A novela é inspirada é no livro homônimo, publicado originalmente em 1943. O livro conta a história de uma família paulista e se passa entre os anos de 1914 e 1942.

 O livro é narrado pela mãe dessa família, Eleonora, mais conhecida como Dona Lola. A dona de casa é casada com o vendedor Julio Abílio e os dois tem quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel.


Os seis

Dona Lola, mulher e mãe humilde e batalhadora que tem um amor enorme por sua família e filhos e preza pela harmonia familiar dentro de casa.

Sr Julio, patriarca da família. Trabalhador e pai severo .

Carlos, filho mais velho de Dona Lola e Sr Julio. Rapaz responsável, estudioso, trabalhador, carinhoso, mas um pouco moralista.

Alfredo, o filho rebelde da família Lemos. Desde novo deixava sua mãe preocupada com suas peripécias.

Julinho, recebeu o nome do pai e herdou também o seu tino para o comércio.

Isabel, a filha caçula. Mimada pelo pai, tinha o  gênio parecido com o do patriarca da família.



 O romance é recheado por fatos que são comuns a muitas famílias... Brigas entre irmãos, dificuldades financeiras, dramas, cotidiano real e machismo... Acredito ser esse o motivo da história, seja nos livros ou na tevê, ter marcado tanta gente.

 Acompanhamos 28 anos de histórias narradas por Dona Lola.

 Os anos passam, os filhos crescem, se casam, se mudam, tem filhos e onde eram seis, só restam dois... Dona Lola e sua solidão.

O céu está sombrio e escuro, cinzento-escuro. O que foi a vida em todos esses anos? Sacrifício e devotamento. 
É como ver numa tarde assim de chuva, pesada de tristezas. Mas não sei lamentar; se fosse preciso recomeçar novamente, novamente faria minha vida a mesma que foi, de sacrifício e devotamento. 
Devo ser feliz porque cada filho seguiu o caminho escolhido. Grossas gotas de chuva caem do céu sobre a terra, sobre as árvores e sobre os telhados. Cor de cinza. Solidão.


Outras capas




Fatos sobre o livro

 Publicado originalmente em 1943, foi premiado pela  Academia Brasileira de Letras o Prêmio Raul Pompeia.



 Faz parte da Série Vaga-Lume desde os anos 1970, já foi adaptado para o cinema em 1944, na Argentina, virou  radionovela na Rádio Tupi no ano de 1945, sendo escrita por Álvaro Augusto

 Já  na televisão sua primeira adaptação foi em 1958 e trazia dois capítulos por semana exibidos na RecordTV, com adaptação e direção de Ciro Bassini.
  A segunda adaptação foi exibida em 1967 na Tv Tupi, com texto de Pola Civelli e direção de Hélio Souto.

 Em 1977, a Tv  Tupi voltou a exibir a novela, com novo elenco e adaptação de Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho.



 Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho voltaram a produzir mais uma adaptação para a tv da historia, dessa vez no SBT, em 1994.


 E a nova versão de ''Éramos seis'' que estreou dia 30 de Setembro, na Globo é uma adpatação feita por Ângela Chaves escrita a partir da novela de Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, baseada no romance homônimo de Maria José Dupré




Sobre a autora

 Nascida na fazenda Bela Vista, na época município de Botucatu, era filha de Antônio Lopes de Oliveira Monteiro e de Rosa de Barros Fleury Monteiro.

 Maria José foi alfabetizada pela mãe e seu irmão mais velho. Ainda em Botucatu, estudou música em aulas particulares e pintura no Colégio dos Anjos. Sua formação literária, contudo, deu-se antes mesmo da frequência na escola: seus pais, apesar de não serem ricos, mantinham o hábito da leitura e ainda menina já tinha travado contato com livros clássicos portugueses e mundiais, de autores como Eça de Queiroz, Leão Tolstoi, Nietzsche, Rimbaud, Goethe e muitos outros.

 Mudou-se para a cidade de São Paulo, onde cursou a Escola Normal Caetano de Campos, formando-se professora. Sua vida na literatura começa após casar com o engenheiro Leandro Dupré.
 Em 1939, publicou o conto Meninas tristes, no suplemento literário de O Estado de S. Paulo, com o pseudônimo de Mary Joseph. Mas sua carreira começou realmente em 1941, com a publicação de O romance de Teresa Bernard.

 É autora de vários clássicos da literatura infanto-juvenil, mas foi o romance Éramos Seis, obra premiada pela Academia Brasileira de Letras, que a lançou efetivamente no mercado. Prefaciada por Monteiro Lobato, Éramos Seis mereceu o seguinte comentário do autor mais significativo da história da literatura infanto-juvenil brasileira: "Tudo fica vida, só vida, em seu extraordinário romance". O livro foi traduzido para o espanhol, francês e sueco.

Crédito sobre as informações do remakes das novelas: Memorias cinematográficas 
Biografia da autora: Skoob
© Apartamento 2204 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.