RESENHA
Em ''Uma luz no fim do túnel'' conhecemos os jovens Lúcio e Érica. Ambos pobres, com uma vida sem luxos ou supérfluos.
Érica, é uma menina sonhadora que adora escrever em seu diário. Seu grupo de amigos tem a condição financeira melhor do que a sua família e ela vive de birra com a mãe por causa disso.
O grupo de amigos da menina fuma e ela decide começar a fumar também, com apenas 14 anos.
Lúcio andava em más companhias e decidiu que queria entrar para o bando do Gás, que vendia drogas, um moço que Lúcio idolatrava por achar que Gás era descolado.
Lúcio começou a fazer uns serviços para Gás, mas também arrumou um emprego formal para que sua mãe não desconfiasse dos serviços sujos que ele estava fazendo e de seu vicio.
Érica e Lúcio se conhecem e começam a namorar. E infelizmente, a história desse romance não tem um final feliz por causa do vício dos dois...
MINHA OPINIÃO
Ganymédes José que foi um dos mais influentes escritores da literatura infantil brasileira nos anos 70 e 80 e escreveu muitos livros infanto-juvenis.
Meu preferido é ''Um amor do outro mundo'',mas o mais chocante é esse livro do Baú de hoje.
Li quando era mais nova, mas já tinha noção dos danos causados pelas drogas nas vidas das pessoas. Não só na vida dos dependentes, mas na vida de suas famílias.
Recomendo que os jovens façam essa leitura que é praticamente um relato real do que acontece com as pessoas que acabam se viciando em drogas já que o autor fez estudo de campo visitando diversas casas de recuperação e entrevistou ex-usuários de drogas junto com seu amigo psicólogo Carlos T. Grzybowski.
Infelizmente, o autor faleceu antes do lançamento do livro, mas a publicação está aí e continua tão atual que deve ser compartilhada. Leia!
Autor: Ganymédes José
Classificação: Literatura Brasileira; Infanto-Juvenil
Editora: Moderna
Nº de Páginas: 87
Nenhum comentário:
Postar um comentário