29
set
2018

Lucíola | Lendo clássicos


Sobre o livro


  Lucíola é um clássico da literatura, escrito por José de Alencar e faz parte do projeto Perfis de Mulher. 

 O livro é narrado por Paulo, que nos conta como conheceu e se apaixonou por Lúcia.

Paulo chega a cidade do Rio de Janeiro e  é convidado por seu amigo de infância, Dr. Sá para acompanha-ló em uma festa no bairro da Glória.
Nosso narrador nos conta que andando pelas ruas do bairro carioca viu pela primeira vez Lúcia. Paulo pergunta a Sá quem é aquela tão bela senhora e seu amigo lhe responde: -Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita.-
Paulo logo entendeu que Lúcia era uma cortesã, a mais bela e rica cortesã do Rio de Janeiro. Sá, que já foi amante de Lúcia, os apresenta. E mesmo sabendo da profissão da moça, resolve procura-lá. Primeiro para contratar seus serviços, mas a verdade é que estava apaixonado por ela.
Os dois começam a se relacionar mais amorosamente, eles são mais que cliente e prostituta. Percebendo que existe um sentimento entre os dois, Paulo não quer mais que Lúcia seja prostituta e ela, já apaixonada, só quer ser dele. Mas sabendo do romance dos dois, começam as fofocas na Cidade e incomodado com os boatos de que Lúcia estaria sustentando os dois, Paulo se revolta e decide terminar com ela. O romance dos dois é bem agitado, com indas e vindas.
Decidida a deixar a vida de cortesã para trás, Lúcia resolve se mudar para o interior. Nesse momento do livro, descobrimos a verdadeira história de Lúcia e os motivos que a levaram para essa vida. Descobrimos que Lúcia guardava toda a fortuna que ganhava com seu trabalho para cuidar de sua irmã mais nova, Ana.
Paulo passa a conviver com Lúcia e sua irmã. Até que Lúcia fica muito doente e pede á Paulo que cuide de sua irmã como se fosse sua filha. 
Lúcia morre e Paulo cumpre a promessa de cuidar de Ana, até que ela se case.
''Eu te amei desde o momento em que te vi! 
Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. 
Agora que a minha vida se conta por instantes, 
amo-te em cada momento por uma existência inteira. 
Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. 
Vou te amar enfim por toda a eternidade.''
Lucíola - Pág119

Sim, não tem um final feliz, mas acredito que se o amor de Paulo e Lúcia fosse escrito hoje o final seria diferente. Afinal, nos tempos de 1800 o relacionamento dos dois jamais seria aceito...
☆☆☆

 Titulo: Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: Moderna
Páginas: 120


14
set
2018

O Escaravelho do Diabo - Lúcia Machado de Almeida | Baú de livros


SEM SPOILER



 A história do livro se passa em Vista Alegre, no interior de São Paulo. E bem no começo já rola uma tragédia misteriosa com uma das crianças da cidade, Hugo.

  Em um dia qualquer, ele recebe uma caixa sem remetente com um escaravelho dentro, mas achando que era uma trolagem de seus amigos não dá muita bola para o ''presente''. Mas no dia seguinte ele é encontrado morto em seu quarto com uma espada encravada em seu peito. Alberto, irmão de Hugo, decide investigar por conta própria o assassinato.

  Dias depois, mais uma pessoa da cidade é assassinada. E depois mais uma...Aí, Alberto, que é estudante de medicina, começa a ligar um ponto no outro e descobre por exemplo que as três pessoas que morreram são ruivas e todos receberam um escaravelho de presente antes de morrerem.


  Alberto começa a ajudar o  Inspetor Pimentel a tentar desvendar os crimes e começa a achar que o assassino frequentava a pensão de Cora O'Shea, uma senhora irlandesa.

  Cincos anos se passam e o caso se encontra arquivado por falta de provas.

   Alberto está formado e vai morar na França e por um acaso acaba descobrindo quem é o ''inseto'', como ficou conhecido o assassino dos ruivos da cidade de Vista Alegre.

Sobre o livro

A historia é um romance policial e clássico da literatura infanto-juvenil escrito pela jornalista mineira Lúcia Machado de Almeida, originalmente publicado na revista O Cruzeiro, foi republicado pela editora para a Série Vaga lume em 1974.



leu esse tesouro ou alguma outra história da série vaga-lume?
Comenta aqui nos comentários!

12
set
2018

Safe | Netflix




  Assistimos SAFE, a série produzida pelo autor de mistério Harlan Coben para a NetFlix. A série estreou no dia 10 de Maio, mas só depois de ver uma matéria no site do Jovem Nerd falando sobre o contrato que o autor fez com a streaming para adptar 14 de seus livros é que nos interessamos em assistir.

  Afinal de contas, os livros dele são sinônimo de boa trama e a série não deveria ser diferente.


E não é que a série é boa mesmo?! ''Maratonamos'' a série no último final de semana.
Lá vai a sinopse e comentários, sem spoilers!

''O cirurgião Tom lida diariamente com a dificuldade de seguir a vida após a morte de sua esposa. Ele precisa restabelecer seu relacionamento com suas duas filhas, mas tudo piora quando eventos estranhos acontecem na tranquila comunidade em que vivem.''


  Pra quem já leu algum livro do autor sabe que o mistério vai do início ao fim. Literalmente até as últimas páginas. Na série cada episódio nos apresentava alguém "altamente suspeito", seja a policial fotógrafa nas horas vagas ou dono do bar e as flores no túmulo. Sempre há alguém pra desconfiar.

  Sem dúvida é um dos motivos pelos quais assistimos o seriado de uma vez. É instigante na medida certa. A Netflix foi feliz em não estender muito o seriado e assim manter a aflição lá em cima.

  Uma questão a se refletir é sobre o ambiente em que a história se passa. Condomínio fechado de classe alta, entradas monitoradas 24 horas por dia, todo murado e ainda assim, existem mentiras, segredos, traições e principalmente, falta de caráter. Afinal, muros não separam índole.

  Sem spoilers, existem VÁRIAS situações na história que não necessariamente tem a ver com a trama principal e servem para aprofundar um ou outro personagem.

  Outro ponto bacana é sobre as primeiras impressões que temos com as pessoas, neste caso, um personagem em especial. No primeiro episódio é fácil deduzir e esperar um tipo de comportamento e no decorrer da série, se transforma em uma pessoa totalmente diferente. Nem tudo é o que parece....



  Assista, pois o seriado é excelente, mas escolha um dia em que você tenha tempo. É difícil querer parar de ver


07
set
2018

O Signo dos Quatro - Sir Arthur Conan Doyle | Dica literária

SEM SPOILER


  Depois de uma boa ressaca, uma boa leitura!

  Em o "O signo dos Quatro", vemos um Sherlock entediado e melancólico  por não estar resolvendo nenhum caso brilhante...Até que Mary Morstan adentra pelo 221b da rua Baker Street,  pedindo ajuda do detetive particular consultivo. 
  A moça conta que vem recebendo pérolas raras por correspondência depois da morte de seu pai. O mistério é que ela não sabe quem é o remetente e dessa vez recebeu um bilhete estranho dizendo: "A senhora foi prejudicada e obterá justiça.". O bilhete marcava um encontro e pedia que a Polícia não fosse envolvida, mas que ela poderia levar dois amigos caso se sentisse mais segura.

 E quem não se sentiria mais segura com Sherlock Holmes e seu caro amigo Watson?!


  Srta Mary Morstan conta mais alguns detalhes sobre o mistério e diz acreditar que os remetentes do bilhete e das pérolas são a mesma pessoa. Após ficarem por dentro do caso, Watson e Sherlock vão com a moça ao encontro.


  No lugar do encontro marcado, os três são recepcionados por Thaddeus Sholto que informa que a senhorita Morstan ficará rica pois é dona de um grande tesouro.


 Sholto conta que ele e seu irmão, Bartholomew herdaram do pai, o Major Sholto, uma grande fortuna. Mas o dinheiro também pertenceria a senhorita Morstan pois o tesouro era também de seu pai, Mr Morstan que era amigo do Mr Sholto.


Thaddeus acreditava que ele e seu irmão tinham que dividir o tesouro com a herdeira do amigo do pai deles e decidiu procura- lá para reparar os anos em que ela passou dificuldades, órfã e sem posses. 


  Então, o grupo parte em direção á casa de Bartholomew, mas ao chegar lá, eles descobrem que o dono da casa está morto e o tesouro foi roubado.


 E aí, acompanhamos o desenrolar da história pela visão do Watson. 




☆☆☆☆☆

 Titulo original: The Sign of the Four 
Titulo: O Signo dos Quatro
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Melhoramentos
Páginas: 109

© Apartamento 2204 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.