Sobre o livro
Lucíola é um clássico da literatura, escrito por José de Alencar e faz parte do projeto Perfis de Mulher.
O livro é narrado por Paulo, que nos conta como conheceu e se apaixonou por Lúcia.
Paulo chega a cidade do Rio de Janeiro e é convidado por seu amigo de infância, Dr. Sá para acompanha-ló em uma festa no bairro da Glória.
Nosso narrador nos conta que andando pelas ruas do bairro carioca viu pela primeira vez Lúcia. Paulo pergunta a Sá quem é aquela tão bela senhora e seu amigo lhe responde: -Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita.-
Paulo logo entendeu que Lúcia era uma cortesã, a mais bela e rica cortesã do Rio de Janeiro. Sá, que já foi amante de Lúcia, os apresenta. E mesmo sabendo da profissão da moça, resolve procura-lá. Primeiro para contratar seus serviços, mas a verdade é que estava apaixonado por ela.
Os dois começam a se relacionar mais amorosamente, eles são mais que cliente e prostituta. Percebendo que existe um sentimento entre os dois, Paulo não quer mais que Lúcia seja prostituta e ela, já apaixonada, só quer ser dele. Mas sabendo do romance dos dois, começam as fofocas na Cidade e incomodado com os boatos de que Lúcia estaria sustentando os dois, Paulo se revolta e decide terminar com ela. O romance dos dois é bem agitado, com indas e vindas.
Decidida a deixar a vida de cortesã para trás, Lúcia resolve se mudar para o interior. Nesse momento do livro, descobrimos a verdadeira história de Lúcia e os motivos que a levaram para essa vida. Descobrimos que Lúcia guardava toda a fortuna que ganhava com seu trabalho para cuidar de sua irmã mais nova, Ana.
Paulo passa a conviver com Lúcia e sua irmã. Até que Lúcia fica muito doente e pede á Paulo que cuide de sua irmã como se fosse sua filha.
Lúcia morre e Paulo cumpre a promessa de cuidar de Ana, até que ela se case.
''Eu te amei desde o momento em que te vi!
Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra.
Agora que a minha vida se conta por instantes,
amo-te em cada momento por uma existência inteira.
Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo.
Vou te amar enfim por toda a eternidade.''
Lucíola - Pág119
Sim, não tem um final feliz, mas acredito que se o amor de Paulo e Lúcia fosse escrito hoje o final seria diferente. Afinal, nos tempos de 1800 o relacionamento dos dois jamais seria aceito...
☆☆☆☆☆
Titulo: Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: Moderna
Páginas: 120