31
out
2017

Especial de Halloween - Origem do dia das Bruxas

O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween.
   Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.
   Mas sua origem pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular e com os Estados Unidos.
  Foi há cerca de uns 2000 anos atrás que o povo celta de França e das Ilhas Britânicas começou com a tradição do Halloween.
Para esses povos o último dia de Outubro era comemorado como o feriado de Samhain, pois era considerado como o último dia de Verão e o início do Ano Novo Céltico.
Essa comemoração celebrava também outros aspectos da sociedade de então, tais como o final da última colheita do ano, o início do armazenamento de alimentos para o inverno, o retorno dos rebanhos dos pastos e o período de renovação das suas leis. Esse feriado era também conhecido como La Samon e como Festa do Sol.
Curiosamente o nome que perdurou até hoje foi o nome usado pelos escoceses, ou seja, Hallowe’en.
A principal lenda celta ligada a esta festividade, relatava que naquele dia todos os espíritos das pessoas que haviam morrido durante esse ano, voltariam em busca de corpos vivos para os possuírem e assim viverem no ano seguinte.
Esta crença tinha por base o facto do povo celta acreditar em todas as leis de espaço e tempo, pelo que achavam que era permitido que os mundos dos vivos e dos mortos se misturassem um com o outro, até porque, para eles, era considerada como a única forma de existência de vida após a morte.
Mas, como é natural, os vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos e assim, quando chegava a noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e as fogueiras das suas casa para que elas se tornassem frias e desconfortáveis e vestiam fantasias para de seguida desfilarem de forma ruidosa pelas ruas, sendo tão destrutivos quanto possível, com o único intuito de assustarem os espíritos que buscavam corpos para possuir.
O povo romano chegou a adotar esta prática celta, mas cerca de um século depois de Cristo acabaram por a abandonar.
A designação de “Dia das Bruxas” nasceu nos Estados Unidos, quando em 1840 os costumes do Halloween foram para lá levados pelos emigrantes irlandeses.
A engraçada brincadeira de “doces ou travessuras” foi adaptada de um costume europeu do século IX, chamado de “souling” (almejar).

Os cristãos tinham o hábito de, no feriado religioso de 2 de novembro, conhecido como o Dia de Todos os Santos ou Dia das Almas, andarem de terra em terra a pedir “soul cakes”, (bolos de alma), que nada mais eram que pequenos quadrados de pão com groselha. E para cada bolo de alma oferecido, a pessoa que o recebia rezava uma oração por um familiar morto do doador. E porque se fazia isto? Porque se acreditava que com esta prática as almas que ainda permaneciam no limbo eram ajudadas a ir para o céu.
Um dos outros hábitos do Halloween e provavelmente o seu maior símbolo actual, é a abóbora com uma vela acesa no seu interior. Acredita-se que esta imagem teve origem no folclore irlandês e na história de Jack-O’-Lantern, embora na história original se usem nabos e não abóboras.
Também não há Halloween sem referência às bruxas. A sua relação com ele é fortíssima. Reza a lenda que as bruxas tinham duas reuniões festivas anuais: a primeira no dia 30 de Abril e a segunda no dia 31 de Outubro.
Chegavam ao local da festa em vassouras voadoras, transformavam-se em outros seres e atiravam feitiços e maldições às pessoas. Tudo isto causava um alvoroço enorme.
Era comum acreditar que quem quisesse ter contacto com uma bruxa deveria vestir a roupa do avesso e caminhar de costas durante a noite de Halloween. Se cumprisse com isso, quando chegasse a meia-noite apareceria uma bruxa.
Hoje em dia são as crianças e adolescentes quem mais usufrui do Halloween. Com a ajuda dos pais e amigos, vestem fantasias mais ou menos assustadoras e andam de porta em porta na vizinhança a exclamar a célebre frase “doçura ou travessura”. E lá terminam a noite de 31 de Outubro com sacos e cestas recheadas de chocolates e outras guloseimas.

30
out
2017

Especial de Halloween - Branca dos mortos e os 7 zumbis e outros contos macabros

Livro não recomendado para menores de 18 anos!

SINOPSE - sem spoiler

'Você acredita em contos de fadas?' Pergunta Eduardo Spohr no prefácio.

E continua, 'Alguma coisa me diz que até o final deste livro você passará a acreditar.' Para que o feitiço Yabu dê certo, é necessário que esqueça tudo o que você sabe sobre contos de fadas. Branca de Neve não é apenas uma jovem ingênua, mas também uma implacável caçadora de zumbis. Cinderela guarda um terrível segredo, que selará seu destino para sempre. Rapunzel está longe de ser uma reles menina isolada numa torre. E a morte da Pequena Vendedora de Fósforos revela uma tradição macabra de morte e psicopatia que vai muito além de uma inocente história infantil.
Em 'Branca dos Mortos e os sete zumbis', Fábio Yabu resgata a tradição clássica dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui, não há meias-palavras nem eufemismos. O mundo encantado de Yabu é atormentado, sombrio e com altas doses de tensão sexual.
Os contos seguem o mote de sucessos da televisão, como as séries 'Grimm' e 'Once Upon a Time'. Protagonizadas por personagens dos contos de fadas, revelam facetas nunca antes imaginadas de suas personalidades. Além disso, os doze contos que compõem 'Branca dos Mortos e os sete zumbis' formam uma narrativa não-linear que culmina num desfecho aterrorizante.



Os contos

 Branca dos mortos e os sete zumbis
 João, Maria e os outros
 Os três lobinhos
A vendedora de fósforos e o vingador
Cindehella e o sapatinho infernal
A confissão
Bela incorrupta
O monstro
O cemitério
Samarapunzel
O fim de quase todas as coisas 
O livro da dor


MINHA OPINIÃO
  O livro conta com 12 contos e meus favoritos são os da Branca, que dá nome ao livro, e o da Cindehella e o sapatinho infernal.
As estórias tem como base grandes mestres do terror como Edgar Alan Poe, os Irmãos Grimm, Neil Gaiman entre outros, de acordo com o próprio autor.

  Já vou avisando que não é um livro para crianças e tem bastante sangue e terror. Não é um livro para quem não gosta do que citei acima também!
No primeiro conto que li(que dá nome ao livro), por exemplo, não haviam sete anões fofinhos e prestativos, muito menos uma inocente Branca donzela...

  Sou apaixonada pelas versões infantis da Disney que li e vi na infância, mas sempre soube que essas estórias são versões bem menos assustadoras do que as estórias escritas por Perrault, Grimm e companhia. E as versões do Yabu também são aterrorizantes...
Não leia se você tiver estômago fraco!


MINHA NOTA: 4,0 DE 5,0


Autor: Fabio Yabu
Editora:Globo livros
Ilustrações: Michel Borges
E-book disponível no Kindle
Gênero: Literatura Nacional - Terror e Sobrenatural
Nº de páginas: 149


Especial de Halloween do dia 17/10 ao dia 31/10 com dicas para passar o halloween de luz acesa!

29
out
2017

Dia Nacional do Livro

Hoje celebramos uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro!
    O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas.
    Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.
    No Brasil ainda se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.

Origem do Dia Nacional do Livro

    O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).
    Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.
   
Importância da leitura
    Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual.
    Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.
Por isso estamos aqui! Para incentivar cada vez mais pessoas a embarcarem no nosso mundo literário!

27
out
2017

Especial de Halloween - Stranger Things 1ª temporada - Netflix

Hoje, dia 27 de outubro estreou a segunda temporada de Stranger Things no Netflix!
Que tal fazer uma maratona e assistir a primeira temporada e emendar com a segunda?

RESUMO Netflix 1ª temporada
Quando um garoto desaparece, a cidade toda participa nas buscas.
Mas o que encontram são segredos, forças sobrenaturais e uma menina.


FICHA TÉCNICA
Ano de lançamento: 2016
Criação: Matt Duffer, Ross Duffer
Duração:  8 episódios - aproximadamente 1h por episódio.

OPNIÃO
A série é para quem adora ET- O Extraterrestre e seus semelhantes, os anos 80, Stephen King, J.J. Abrams e jogos de RPG!
Clima sombrio, suspense que prende, sem falar na trilho sonora... Adoramos e vamos maratonar a segunda temporada nesse final de semana!

☆☆☆

P.s.:A Netfix não está nos pagando para resenhar/indicar as produções lá disponíveis!
Mas é certo que a maioria de nós tem a plataforma em casa e assim fica mais fácil de indicar filmes e séries que vocês vão achar com facilidade!
Netflix, se quiser nos patrocinar, tudo bem!! S2

Especial de Halloween do dia 17/10 ao dia 31/10 com dicas para passar o halloween de luz acesa!


26
out
2017

Especial de Halloween - Tag de Halloween


Oi, vizinhos! 
Ainda estamos em clima de Halloween e resolvi responder uma tag que foi traduzida pela jornalista e blogueira Karol Pinheiro no ano passado.


1) O que você não gostaria de encontrar a noite em uma floresta?

Resposta: Não gostaria de encontrar com o Slender Man/Slenderman!



2) Qual o seu monstro ou vilão favorito?

Resposta: Você sabe quem...




3) Qual foi a coisa mais assustadora que já aconteceu quando você estava sozinha?

Resposta: Ixi... A mais assustadora não lembro...São tantos sustos!
Mas a ultima vez que me assustei foi com a porta do banheiro abrindo sozinha...


4) Se te desafiarem a dormir numa casa mal assombrada, você toparia?

Resposta: NÃO! Nãoooooo

5) Você é supersticiosa?

Resposta: Não diria supersticiosa, mas tenho minhas manias!


6) Você acredita em universos paralelos?

Resposta: Hum... Talvez!
(Stranger Things)



7) Você se assusta facilmente?

Resposta: S I M



8) Você iria em um cemitério a noite?

Resposta: Talvez...Depende da situação! 
Não tenho medo de cemitério...


9) Você prefere ir em uma festa de halloween vestida de monstro ou uma festa a fantasia vestida bonitinha?

Resposta: Meio a meio... (risos)
Iria fantasiada, mas não com a cara TODA pintada,cagada...




10) Em um filme de terror você é a menina que morre primeiro, a sobrevivente ou a assassina?

Resposta: Sou a menina que morre primeiro, por motivos de: Não vou passar horas correndo de ninguém.. Obrigada. De nada.


11) Com quantos anos você assistiu seu primeiro filme de terror?

Resposta: Não me lembro...Mas era pré-adolescente! Ficava até de madrugada assistindo filmes na tevê e já aluguei muitas fitas de filme de terror.
Hoje em dia evito um pouco...


12) Qual foi a primeira fantasia de halloween que você usou na vida?

Resposta: De bruxa.


13) Se você pudesse ter um animal de estimação de halloween qual seria: um gato preto, uma coruja, um morcego ou um lobo.

Resposta: Coruja. Bem potterhead!

25
out
2017

Especial de Halloween - Tag Literária de Halloween

Oi, vizinhos! Ainda em clima de Halloween, respondemos mais uma tag bem legal criada pelo blog Cabine Literária.
Estejam a vontade para responder também!



1)Qual é o seu livro favorito de terror ou suspense?

Resposta: 
Hum... Não costumo ler muitos livros de terror...
Posso colocar algum da Agatha Christie aqui?


2)Para a festa de Halloween, você precisa se fantasiar de um personagem literário. Qual será a sua fantasia?

R: Morticía, da Família Addams. Uma vampira sem presas sexy...



3)Um personagem que não é de livro de terror, mas que você acha assustador.
Resposta: Achava...
Sirius Black, antes de conhecer sua história.

Resultado de imagem para sirius black procurado


4)Vampiros ou lobisomens?
Resposta: Os dois.



5)Se forem vampiros, qual é o seu favorito? E se forem lobisomens, qual é o seu favorito?

Resposta:
 Edward Cullen e Jacob Black
Ok, não me julguem... Adorei a série Crepúsculo...






6)Que livro de terror você tem vontade de ler?

Resposta: Quero ler 'Carrie- A estranha' do Stephen King.
Já assisti aos filmes, as versões de 2002 e 2013.



7) Gostosuras ou travessuras? Diga um livro gostosura e um livro travessura.

Resposta:Vou responder como na primeira tag de Halloween que respondemos.

Livro gostosura é um livro bom de ler e um livro travessura é um que você demorou a ler.
Nessa vou colocar o mesmo livro... TheSecret-O Segredo.
É um livro que te faz refletir e estou lendo ele em "módulos". Está demorando mais que o necessário porque sempre acabo colocando outro no lugar...


23
out
2017

Especial de Haloween - Invasão Zumbi - Netflix


O filme de hoje também está disponível na Netflix: Invasão Zumbi.


RESUMO Netflix
Os zumbis estão furiosos.
O que devia ser uma tranquila viagem de trem se transforma numa luta pela sobrevivência

FICHA TÉCNICA
Título original: Train to Busan
Ano de lançamento: 2016
Direção:Sang-ho Yeon
Duração: 1h57m


OPINIÃO
Um trem infestado de zumbis e a corrida pela sobrevivência!
A linha férrea da Coréia do Sul é gigante, assim como fica a nossa adrenalina acompanhado os sobreviventes!

☆☆☆.

Especial de Halloween do dia 17/10 ao dia 31/10 com dicas para passar o halloween de luz acesa!
.

21
out
2017

Especial de Halloween - Tag Literária de Halloween

Oi, vizinhos! Ainda em clima de Halloween, respondemos uma tag bem legal criada pelo instagram Amantes Por Livros.
Estejam a vontade para responder também!



1 - Livros adaptados para o cinema;
Resposta: A saga Senhor Dos Anéis.

Nós sabemos que tem as suas diferenças, mas é emocionante assistir tudo aquilo que antes era só fruto da sua imaginação...
·
2 - Livro Gostosura (Livro Bom de ler);
Resposta: Atenção Plena - Mindfulness.


O conceito do mindfulness quando aplicado faz diferença na vida!
·
3 - Livro Travessura (Livro que demorou a ler);
Reposta: Livro três das Crônicas Gelo e Fogo.
Além de ser um calhamaço, demorei para me conectar com o livro.

4 - Livro de Bruxos e Bruxas;
Resposta:Saga #HarryPotter.

·
5 - Livro que te deu Medo;
Resposta:Não senti medo, mas GoT me assustou na parte do Casamento Vermelho...


6 - Capa Assustadora;
Resposta:Escolhi o livro #ProtocoloBlueHand não pela capa em si, mas pela idea do livro... Já imaginou um #ApocalipseZumbi?!


7 - Livro Clássico de Terror/Horror/Suspense;
Resposta:Drácula do Bram Stoker.

·
8 - Personagem para se fantasiar no Halloween.
Resposta:Hum...Tenho Vários! Meu sonho é dar uma festa à fantasia.

© Apartamento 2204 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.